Restaurante Escola do Senac



Conforme prometido, estou postando as impressões do nosso almoço de hoje, no Restaurante Escola do Senac

Como o próprio nome revela, ele é um restaurante em que a cozinha é capitaneada por alunos dos cursos de culinária do Senac, assim como o serviço, também de responsabilidade dos alunos dos cursos de formação para garçons e garçonetes. Veja o aviso que eles colocam nas mesas:


Por incrível que pareça, essa circunstância, de ser um restaurante experimental, ajuda a melhorar a qualidade, tanto da comida, quanto do serviço. Em geral os pratos, servidos no sistema self service são bastante diferenciados e exóticos (consequência direta do caráter experimental), e o serviço é formal e correto, com os aprendizes de garçom sempre servindo-o pela direita (como recomenda a etiqueta), dentre outros requintes interessantes.

Mas vamos ao almoço de hoje.

Quinta-feira, por tradição, é dia de Barreado no Senac Maringá. E, salvo engano, é o único local de Maringá em que você pode saborear esse prato típico de nosso Paraná.

Aliás, isso é uma vergonha (como diria Boris Casoy). Como é possível que em uma das maiores cidades do Paraná, não seja possível encontrar, com facilidade, um restaurante que sirva o prato típico do estado? Pois é...

Confesso, vermelho de vergonha, que ainda não experimentei o Barreado de Morretes. Por isso, não posso avaliar o do Senac com toda a propriedade e know how necessários. Mas posso afirmar que o Barreado do Senac é bem saboroso, com aquele sabor levemente picante e extremamente aromático do cominho. Servido com Banana à Milanesa (a tradição é banana crua mesma) um Pirão de Barreado saborosíssimo.


Outro prato digno de nota é a exótica salada de rabanetes com molho de limão e canela (!!). Isso mesmo, rabanete com canela!


Infelizmente, ao menos para o meu paladar (e para os do Bruno e do Alan) essa mistura corajosa não vingou, pois a acidez do limão e o leve ardor do rabanete definitivamente não combinam com o aroma adocicado e terroso típico da casca da Cinnamomum zeylanicum.

Enfim, embora recentemente tenha havido um pequeno aumento do preço (de cerca de R$ 18,90/kg para cerca de 24,90/kg - não tenho certeza dos valores), o que antes o tornava imbatível no quesito custo/benefício, o Restaurante Escola do Senac continua recomendadíssimo, seja pela qualidade da comida, seja pela cortesia do atendimento.

Para os que gostam de explorar novos e exóticos sabores, então, é visita obrigatória!




1 pitacos:

Beto disse...

Amigo Vicente. De fato o barreado preparado no curso do Senac é muito saboroso, mas digo, com toda a propriedade de quem já provou aquele preparado em Morretes, o de lá é muito, mas muito, melhor.

 
BlogBlogs.Com.Br