Matsuri Sushi Garden: Novidades Bem-Vindas!


Terça-feira é lei: dia de almoçar sushi e sashimi! Depois de visitar o Oyama na semana passada, e como o Sushiky vem nos decepcionando nas últimas visitas, fomos ao Matsuri, depois de alguns meses de ausência.

E o descanso que demos ao restaurante fez bem. Lá chegando fomos surpreendidos por algumas novidades muito boas, e também nos reencontramos com pratos de que gostávamos muito.

Os sushis de lá sempre foram muito bons. O arroz sempre foi temperado corretamente. O mesmo se pode dizer da textura do arroz, pois nunca peguei sushis duros ou ressecados; amassados e mal cortados às vezes, mas isso é parece ser um mal necessário dos self services de sushi... (Oyama é exceção, como dissemos, talvez devido ao menor movimento).

A qualidade do sashimi varia bastante. Lá já comi atuns muito bons, mas também já me ofereceram olhete (e outros) como se fosse atum. Já comi salmão encharcado do degelo e salmões ótimos, fresquíssimos. O peixe de hoje estava normal. Não comprometia. A boa novidade era o sashimi de prego, que antes dificilmente era oferecido no Matsuri.

O melhor reencontro foi com o Guioza:


Confesso que já comi guiozas em muitos restaurantes daqui e de outras cidades. Mas esse do Matsuri continua imbatível. A massa é fina; sempre grelhada no ponto; e o recheio de carne de porco com "verde" (acho que é cebolinha) é muito saboroso e suculento.

As boas novidades no bufê foram duas. A primeira, um hossomaki de pepino (em vez de nori) com uma pasta de atum enlatado com missô:




Muito bom. O pepino dá uma sensação gelada e crocante que contrasta legal com a pasta, que possuia aquela textura do atum enlatado e amassado e o sabor pitoresco do missô (quem nunca provou missô, prove!).


A segunda novidade foi o "Camarão Ebi Tiey Sauce":




Primeiro uma explicação do nome: eu já sabia que "ebi" significa "camarão" em japonês. Então fui procurar o que seria o "sauce" (molho) Tiey. E percebi que esse "tiey" é uma corruptela ou uma "niponização" da palavra "Chilli". Isso mesmo, aquele molho mexicano.


Descobri, então, que o Ebi Chilli Sauce é um prato bastante comum na cozinha de japonesa. E isso é a prova incontestável da globalização gastronômica e de que a onda fusion dominou o setor. Afinal, chilli ser comida rotineira no Japão é algo, no mínimo, incrível.

Mas não é que o prato é delicioso. São camarões pequenos, com casca, parcialmente empanados (maizena ou algo do gênero), e depois recobertos por um molho denso e cremoso, com um sabor marcante e exótico. Realmente, o sabor é bastante adocicado e levemente apimentado. Fica difícil de descrever em maiores detalhes... É preciso provar, ou fazer em casa (basta googlar para achar a receita).

Já se vê portanto, que a visita ao Matsuri é recomendadíssima. E nós certamente voltaremos lá mais vezes...



4 pitacos:

Alan disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alan disse...

falei que o molho era parecido com molho mexicano!! to aguçando meu paladar... hehehehhe. só não sabia que os japas eram adeptos.

Marcílio, o gêmeo malvado disse...

Gosto de lá também, e concordo que o Sushiky tá numa decadência braba!

Um caso curioso de suhi, que postei no Wilbor um tempo atrás:

cearenses e cearices: o caso do Zé Biniguirí

Dei muita risada ontem...fui no Coco Bambu, uma excelente pizzaria/tapiocaria que tem aqui em Fortaleza...

Como estava com muita fome, resolvi pedir uns sushis pra enganar enquanto não chegava o crepe (que acabou vindo antes). O fato é que o sushi estava um lixo, o arroz todo errado...e eu, como bom consumidor que sou, mandei tudo de volta, comi umas 3 peças só...falei com o maitre e pedi pra descontar os sushis.

No final da noite, me chegar o garçom com a conta, dizendo que tinha descontado os sushis, inclusive o "Zé Biniguirí"...

Depois de uns 5 minutos caiu a ficha....o cara tava falando dos Ebi-Niguiri (êbí-niguíri), os niguiris de camarão.

Karina disse...

Adoro os Matsuri's, o atendimento e principalmente, a comida. Se pudesse, comia lá todos os dias, no almoço e jantar, rsss.

 
BlogBlogs.Com.Br