Taiyo

Depois de uma overdose de Garrafologia, um post mais gastronômico. Aliás, nesse meio tempo, foram vários os lugares visitados, as fotos tiradas, mas a falta de tempo (e um pouco de preguiça) tem atrasado os posts.

A vez é do Taiyo, outro clássico das happy hours maringaenses. Ele fica na praça da Igreja Divino Espírito Santo (Pç. Mons. Bernardo Cnudde, 456), e o foco são aperitivos da cozinha oriental. O cardápio é vastíssimo. Nele há acepipes orientais dificilmente encontráveis em outros bares e restaurantes da cidade, desde alguns tipos de tsukemono, até filés de peixe grelhados acompanhados de molhos mais elaborados.

Desta vez, começamos com uma porção de rakkyōzuke, um tsukemono popularmente conhecido aqui no Brasil como "lakiô". É uma conserva levemente adocicada e ácida da raiz de uma planta (allium chinense) do gênero da cebola e do alho (allium). Pode-se ver na foto abaixo, que se trata de uma cebola em miniatura. Mas o "lakiô" só é "lakiô" se for feito precisamente dessa espécie de "cebolinha". Se você tentar fazer a conserva usando aquelas cebolas pequenas, por exemplo, (como aquelas curtidas em vinho tinto, das churrascarias), não conseguirá um "lakiô"; o sabor será totalmente diferente.


Além do rakkyōzuke, ainda provamos um sashimi de tilápia. O diferencial do sashimi do Taiyo, além da qualidade do peixe (fresco, e sem aquele sabor terroso característico de algumas tilápias de pesqueiros/cativeiros), é o corte, em sentido longitudinal (como se pode ver na foto abaixo). Esse tipo de corte modifica a textura do sashimi, que fica mais firme e áspero na boca. Ou seja, tira a mesmice do sashimi de tilápia.


O pedido seguinte foi de palitos de polenta fritos, que estavam ótimos. Crocantíssimos por fora, pastosos pode dentro. Enfim, um exemplo de como servir polenta frita.



Para finalizar, uma fritada de manjubinhas. Não confundir com o lambari, que é peixe de água-doce, enquanto a manjuba vive no mar. O legal das manjubas é comê-las inteiras, com cabeça, espinhos, etc... A porção do Taiyo estava muito bem executada. Frita em óleo bem quente, para que não viesse encharcada.


Depois do ataque dos esfomeados, a generosa porção de manjubas foi reduzida a isto:


O Taiyo é um dos meus lugares preferidos para comer e tomar uma cerveja gelada (geladíssima, uma das melhores da cidade). Os preços são justos (sashimi + polenta + manjuba por aproximadamente R$ 30,00). E as porções, fartas (pôde-se ver pelas fotos).  O único senão é o atendimento. Nada a reclamar da educação ou gentileza dos garçons. Aliás, o dono do estabelecimento também é simpaticíssimo, e sempre passa pelas mesas para cumprimentar os clientes. Apenas acho que o número de garçons é desproporcional ao tamanho da clientela. Há momentos de "rush" em que precisamos fazer de tudo pra chamar a atenção de um bendito garçom. Caso contrário, a garrafa de Skol e os copos ficarão vazios por muito tempo sobre a mesa e, como diria o Freguês, o pó-de-serra se acumulando na garganta...

1 pitacos:

Tatsuro Shikamori disse...

Falto a saladinha de Tofu que é bom! Lula a Dore, Camarão a Romana, Camarão a milanesa(nunca pedir o especial pq não muda mto o tamanho, bom... pelo menos qdo eu vou) e lula e polvo ao vinagrete! A casquinha de siri da ultima vez parecia frango, nem bacalhau parecia. []s vicentin do rosa

 
BlogBlogs.Com.Br